fbpx

Coronavírus – O que deve saber

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o surto de coronavírus como uma emergência de Saúde Pública de interesse internacional.
Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.
Normalmente estas infecções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia. O vírus pode ser transmitido por gotículas respiratória e contacto directo com secreções infectadas.
Os sintomas mais comuns da doença são febre, tosse e falta de ar. Para reduzir a sua possível transmissão é necessário a adopção de determinadas medidas:

-evitar contacto próximo com doentes com infecções respiratórias
-lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto directo com pessoas doentes
-evitar contacto desprotegido com animais selvagens ou de quinta
-tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir, utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos e deitar o lenço de papel no lixo
-lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir

 

 

Para os viajantes que venham da China, particularmente quem tenha estado nas regiões afectadas: se tiver sintomas de doença respiratória (febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias) durante ou após a viagem ligue para o SNS 24 (808 24 24 24) ou procure atendimento médico.

Saiba mais em: https://www.sns24.gov.pt/…/doenc…/novo-coronavirus-da-china/

 

 

 

 

 

Subscreva a nossa newsletter

Estamos aqui para tirar as suas dúvidas e ajudá-lo em todo o processo das Análises Clínicas.
Fale Connosco