fbpx

Anatomia Patológica

A Anatomia Patológica é uma especialidade médica laboratorial incluída nos meios complementares de diagnóstico, cujo o objectivo é o diagnóstico das doenças através do estudo de material biológico obtido a partir de órgãos ou tecidos e que pode ser constituído por células ou fluidos. Desempenha um papel fundamental, já que participa no diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica e caracterização de risco de patologias médicas e cirúrgicas.

recepcao

Recepção

processamento

Processamento

observacao

Observação

diagnostico

Diagnóstico

Serviços

Histologia

A histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano. Os tecidos são formados por grupos de células de forma e função semelhantes.
De forma simples podemos entender que a célula é a unidade fundamental do corpo, os tecidos são a associação de várias células semelhantes, os órgãos são a junção de vários tecidos que realizam uma determinada função, os sistemas são a união de vários órgãos (sistema nervoso, linfático, esquelético, respiratório, tegumentar, circulatório, etc.) e que a união de todos os sistemas forma o organismo.

  • Biópsias múltiplas;
  • Peças cirúrgicas complexas;
  • Biópsias simples;
  • Peças cirúrgicas simples;

Citologia

A citologia é um tipo de exame médico que permite a análise ao microscópio de células recolhidas de um determinado tecido ou órgão do corpo.
Esse exame permite avaliar o aspecto das células, o seu crescimento e a sua função.
Uma das suas utilizações mais rotineiras é em Ginecologia, para estudar as células do colo do útero.
São também comuns as citologias para estudo do líquido pleural, da urina ou da expectoração, entre outras.

Citologia Ginecológica

  • Método convencional (Papanicolau);
  • Teste COBAS HPV (ThinPrep®).
  • Meio líquido (ThinPrep®);

Citologia Não Ginecológica

  • Biopsias aspirativas;
  • Escovados e secreções;
  • Líquidos e lavados;

Biologia Molecular

A biologia molecular  é uma área científica do ramo da biologia, que tem como objectivo principal o estudos dos processos que se desenvolvem nos seres vivos do ponto de vista molecular.
A biologia molecular está directamente relacionada com outras ciências, como por exemplo: a genética, a bioquímica, a citologia e a microbiologia.

  • Teste COBAS HPV (ThinPrep®);
  • CINTec Plus (P16; ki67);
  • Entre outros.
  • Genotipagem de HPV com determinação do tipo de vírus;
  • Chlamydia trachomatis;
  • Mycoplasma genitalium;

Técnicas Complementares de Diagnóstico

  • Histoquímica;
  • Imunocitohistoquímica;

Extemporâneo

Deslocação dos nossos patologistas e técnicos ao bloco operatório.

Pedido de Segunda Opinião

É do conhecimento geral que os utentes têm direito a uma segunda opinião médica:  “O doente tem o direito de obter uma segunda opinião sobre a sua situação de saúde. Este direito, que se traduz na obtenção de parecer de um outro médico, permite ao doente complementar a informação sobre o seu estado de saúde, dando-lhe a possibilidade de decidir, de forma mais esclarecida, acerca do tratamento a prosseguir” (Artº 7 da Carta dos Direitos e Deveres do Doente – Direcção Geral da Saúde).
Também no Código Deontológico está contemplado que “O médico deve encorajar o doente a pedir uma segunda opinião caso o entenda útil ou se aperceba de que é essa a vontade do doente. Neste caso, o médico deve fornecer todos os elementos relevantes que possam ser utilizados por outros médicos.”

Requisição de exames

Pedidos de material

Perguntas Frequentes

Como enviar/acondicionar as amostras?

As amostras devem fazer-se acompanhar das respetivas requisições médicas devidamente preenchidas, fechadas e identificadas, guardar à temperatura ambiente e proceder ao envio assim que possa.

De que forma posso efetuar o pagamento do exame?

Dependendo da origem da colheita do exame, temos os seguintes procedimentos:
Por transferência bancária (é enviada SMS com dados para pagamento aquando da receção da amostra no laboratório) NIB: 0079 0000 6819 3923 1018 5
Pagamento nas nossas instalações.
Envio via CTT à cobrança (acresce o valor dos portes ao preço de exame)

Não tenho como enviar o comprovativo de pagamento. Como posso fazer?

Contacte-nos a informar a data de pagamento bem como o titular da conta e respectivo valor para que possamos identificar a transferência efetuada.(244 567 004 | 969 921 835)

Quanto tempo demora o resultado de um exame/exame urgente?

O tempo médio de resposta depende do tipo de exame e complexidade do mesmo. Estima-se 3 a 5 dias úteis para citologias e biópsias e, peças cirúrgicas entre 5 a 10 dias úteis. Os exames urgentes o tempo de resposta é quando possível de 24 horas.

Entre em contacto

Certificação

Temos um Sistema de Gestão da Qualidade implementado e certificado segundo a Norma ISO 9001:2015 desde 2018, cumprindo excrupulosamente as normas de boas práticas em Anatomia Patológica, bem como toda a legislação regulamentar aplicável.

Certificado de qualidade

Subscreva a nossa newsletter

Estamos aqui para tirar as suas dúvidas e ajudá-lo em todo o processo das Análises Clínicas.
Livro de Reclamações
Fale Connosco