Reconhecendo a Qualidade como um factor crítico de competitividade, o Fernanda Galo Laboratórios, tem implementado um sistema de gestão da qualidade cujos principais objectivos são:

1. Garantir que os serviços prestados vão de encontro às necessidades dos utentes e serviços clínicos;

2. Garantir o apetrechamento técnico e científico, para que o serviço possa dar resposta às solicitações em tempo útil, de acordo com as Boas Práticas Profissionais e legislação em vigor;

3. Melhorar continuamente o nosso saber fazer para que os serviços que disponibilizamos ultrapassem as expectativas dos utentes e clínicos;

4. Melhorar o nosso saber fazer, através da participação contínua em acções de formação;

5. Promover o envolvimento de todos os colaboradores apostando na motivaçãoindividual de cada colaborador;

6. Promover a colaboração com os parceiros, fornecedores e outras partes interessadas, melhorando a comunicação e os fluxos de informação;

7. Implementar mecanismos internos e externos de avaliação e monitorização da qualidade dos serviços prestados;

8. Garantir elevados padrões de ética profissional e confidencialidade de todas as informações sigilosas adquiridas no âmbito das actividades do Laboratório;

9. Assegurar a fiabilidade dos resultados e evidenciar a sua competência através de mecanismos de Avaliação e Reconhecimento Externos;

10. Garantir que no decorrer das suas actividades são cumpridos os requisitos estabelecidos pela norma NP EN ISO/IEC 17025 e NP EN ISO 15189.

11. Garantir que todos os colaboradores conhecem e implementam os procedimentos do sistema de gestão da qualidade.

Fernanda Galo Laboratórios é uma organização privada que exerce a sua actividade na área da saúde pública. A Gestão aposta na valorização dos seus recursos – humanos e materiais – para, na sua área de funcionamento, garantir aos seus Clientes a qualidade e fiabilidade dos resultados obtidos, primordiais à sua satisfação. Entende-se que só através de uma política permanente de Monitorização e Melhoria Contínua da Qualidade será possível alcançar os objectivos que permitam a prestação de serviços numa área de interesse público, como o é a das Análises e Patologia Clínica.
Baseia-se nos seguintes principios:

Focalização no Cliente

Tendo como objectivo primordial a satisfação das expectativas e exigências dos Clientes, é para eles que se deve sempre orientar os objectivos da qualidade, através de um forte e permanente envolvimento de todas as partes interessadas.

Gestão de recursos

Os Colaboradores ocupam um papel fundamental na Qualidade e na sua Melhoria Contínua. Assim sendo, a Gestão promove a formação e acompanhamento de todos os Colaboradores, como forma de garantir a execução competente e consciente das suas responsabilidades.

Responsabilização e envolvimento dos colaboradores

Todos os Colaboradores, independentemente das funções que exerçam, são responsáveis pelos actos praticados e pelo cumprimento desta política, tendo a Gestão um papel fundamental na sua comunicação e entendimento.

Cumprimento das normas e boas práticas Laboratoriais

A Gestão garante o cumprimento das normas nacionais e internacionais vigentes, aplicáveis à actividade laboratorial, como forma de assegurar a qualidade final dos resultados determinados, procurando, assim, o cumprimento dos requisitos dos Clientes e das normas aplicáveis.

Garantia da qualidade dos resultados

Como forma de garantir a qualidade dos resultados determinados, a organização define procedimentos e implementa controlos de qualidade internos (CQIs) e participa em programas de avaliação externa da qualidade (AEQs). Relativamente aos equipamentos e reagentes, existe um rigor na selecção dos fornecedores e na sua avaliação. A Gestão aposta na evolução do sistema informático dos Laboratórios Fernanda Galo, como forma de automatização dos processos pré-analitico, analítico e pós-analitico, minimizando ao máximo o erro humano e permitindo toda e qualquer evidência de todas as operações realizadas.

Controlo de Qualidade

Os Laboratórios Fernanda Galo tem uma grande preocupação com a qualidade dos resultados laboratoriais que faculta aos seus doentes/clientes. Exactidão e Precisão são uma necessidade constante e uma preocupação eminente e como tal fazemos sempre vários níveis de amostras de Controlo de Qualidade Interno diário (CQIs), para todos os parâmetros que executamos. As cartas de Controlo de Qualidade Interno são diariamente monitorizadas pelos responsáveis de cada sector, seguindo estritamente as regras implementadas pela Direcção Técnica. A avaliação das mesmas é também sujeita ao parecer do responsável da secção assim como ao parecer do Responsável da Qualidade, veiculado na forma de avaliação mensal.

A preocupação com a exactidão está bem patente nos programas de Avaliação Externa de Qualidade em que os Laboratórios Fernanda Galo participa, nomeadamente:

Subscreva a nossa newsletter

Estamos aqui para tirar as suas dúvidas e ajudá-lo em todo o processo das Análises Clínicas.
Fale Connosco